segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Pitanga....
fotos: Mari/Natha
Pitanga, fruto da Pitangueira ( óbvio ), planta nativa do Brasil, Argentina e Uruguai. Seu nome vem da palavra tupi "pyrang" que significa " vermelha ".
Essas frutinhas me abrem uma gavetinha da memória infantil de cheiro e sabor, quando ia até a mercearia , aliás essa mercearia que antigamente eram os " secos e molhados ", abre outra gavetinha de textura. Era uma vendinha de uma porta, nas duas laterais tinha sacos enormes de aniagem contendo cereais, os mais variados, arroz...feijão de várias qualidades, hoje só encontro carioquinha, lentilha...grão de bico...ervilha seca...milho...etc... eu fazia meu pedido de compra, enquanto era providenciado eu ficava enfiando as mãos nesses sacos todos sentindo a textura dos grãos, era um momento gostoso e proibido, pois logo levava uma bronca do japonês da venda....bem....voltando às pitangas, como ia dizendo quando ia a mercearia passava pela casa de Dona Julieta, um terreno de esquina enorme com uma casa pequena e um grande pomar esparramado pelo terreno, e o pé de pitanga ficava beirando a cerca de arame e alguns galhos se mostravam fáceis às mãos e olhos ambiciosos, e quando tinha sorte saia com meia dúzia de pitangas vermelhinhas doces e cheirosas. Doces lembranças que ficam guardadas em gavetinhas especiais....
Essas foram presenteadas, mas não são tão doces quanto aquelas que furtivamente pegava da casa de Dona Julieta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Non conoscevo questa pianta, bellissima1 Tanti saluti da Roma, Italia.
ResponderExcluirAdoro pitangas, gosto de infância mesmo!!!
ResponderExcluirBeijos querida,
jud-artes.
Que saudade senti ao ver essas fotos!
ResponderExcluirNa minha casa tinha Pitangueira(que delícia)meu filho não sabe nem o gosto que tem,muito menos viu um pé carregado de frutinhas maravilhosas.
Adorei!
Beijos!
Elisa
Olá Mari
ResponderExcluirEu também tenho doces lembranças com estas pitangas.Minnha avó tinha no quintal.
Tempo bom este de infancia,lindo dia amiga!
Cá sol a entrar pela casa,8 graus,outono dourado,bjkas
Ai que delícia de lembrança, tudo era bem natural e assim mesmo em sacos enorme com produtos que o do no armazém pesava numa balança grande.
ResponderExcluirOs salgados ficam num canto alto de azulejo branco.
Mas o que mais gostava era levantar cedo e ir a leiteria carregando a leiteira de alumínio, o leite chegava em galões que eu achava gigante o leiteiro usava um grande uniforme branco e bone para cobrir os cabelos.
Beijos amiga,
Deise
NO CONOCIA LA FRUTA PERO SI UNA CANCION QUE DICE...
ResponderExcluirPITANGA DE LOS ARROYOS ÑANGAPIRE....
UN FRUTO CON TUS HOJAS PARA EL AMOR DE MI PATRIA Y DE MI SOL....
NO ME ACUERDO MAS....ES DE LA EPOCA DE EL COLEGIO.
EN MONTEVIDEO.
SALUDITOS
este semana aprendi que a palavra saudade deve sempre ser usada no singular porque cada lembrança é única. bjos e uma boa semana para você.
ResponderExcluirPITANGA TEM SABOR DE INFÂNCIA!! ADOOORO!!!
ResponderExcluirBJS DE BOM FERIADO!!!!!!
Acabei de sentir cheiro de infância! bom feriado! bjs
ResponderExcluirÉ bom lembrar da infância, da uma saudade né ,adoro pitangas ,beijos bom inicio de semana
ResponderExcluirDoces lembranças é tudo de bom. E estas imagens ficaram lindas!
ResponderExcluirBjs.
Beth
hehehe...
ResponderExcluirCertamente as pitangas mais difíceis são as mais docinhas, né?
Eu adoro pitanga e há 2 anos ganhei uma muda, mas ainda não deu frutos, embora já tenha um metro de altura. Não vejo a hora!
beijinhos,
Rô
Que relato fascinante de memórias longinquas. muuito me encantou! Bjbjbj!!!
ResponderExcluirAi, ai, esta postagem me pegou de jeito! AMO pitanga e me lembro demais de meus dias no quintal de um tio querido, colhendo pitangas, ameixas, araçá, goiaba. Ai, que delicia!!!
ResponderExcluirMari, adorei!!!
Muita, muita chuva por aqui...vento frio. Sabe aquele dia pra costurar, tomar chá e comer bolo? Adoro estes episódios!!!
Beijos querida!!
Bela
Essas lembranças de nossa infância são preciosas.
ResponderExcluirSabe que eu nunca comi pitangas? Só namorei um :)
Mari, precisamos inventar um dia de 48 horas. Cheguei em casa a pouco, tomei um banho rápido, e estou aqui comendo um sanduíche feito pelo marido e visitando, correndo, alguns blogs, pois temos nossa competição de boliche q começa às 7:30. Agora são 6:45. Ô vida corrida!
Oi Mari,
ResponderExcluirAdoro pitanga, mas ainda não tive sorte. As mudinhas que planto não vão adiante.Agora estou com uma muda, em um vaso no meu trabalho, tá dificil, com o feriadão ela ficou sem cuidados. Mas ainda estou esperançosa, quando estiver maior vou leva-la para casa.
Bjs.