terça-feira, 13 de julho de 2010

Porcelana de Monte Sião










Fotos:Malene Domingo passado fomos até Monte Sião que faz parte do circuito das águas. Cidade turística , famosa por suas malharias e pela sua porcelana. Na última vez que estive na cidade , meu interesse maior era na compra de blusas para o inverno. Mas dessa vez , meu interesse foi conhecer a tal Porcelana de Monte Sião. Foi muito legal, porque pudemos entrar e fotografar os processos de fabricação. Descobri que desde sua fundação 1959 o método de queima é o mesmo, ou seja em forno à lenha, a pintura é realizada artesanalmente , suas flores são pintadas pétala a pétala e por conta disso podemos dizer que cada peça é única. Em sua pintura é usado o pigmento importado azul cobalto que a caracteriza e personaliza. Adorei ....e apesar de achar cara não sai de mãos abanando , comprei uma jarra, uma tijela e um vaso...sai satisfeita.....

5 comentários:

  1. Olá! Adorei conhecer seu blog e suas artes! Menina eu conheço Monte Sião e tenho bons amigos por lá, eu também trouxe peças lindas em porcelana, olha dá para ficar maluca com tanta coisa linda, trouxe umas miniaturas bem fofas, são vasinhos, bules, tudo muito bem feito não é? Pena que a viagem da minha cidade até lá é longa então fica super cansativo. Agora sigo seu blog e sempre que puder farei uma visitinha por aqui tá? Mil beijos, Virginia.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a porcelana de Monte Sião. Também tenho algumas peças. Elas são irresistíveis, não é mesmo?

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Olá...primeiro, adoro passear pelo seu blog, muita coisa linda vejo aqui e hoje não resisti, poi sou fã da porcelana de Monte Sião e como completei 20 anos de casamento(bodas de porcelana) recebi de presente um aparelho de jantar(Monte Sião) do meu marido.
    São peças lindas e resistentes, que adoro e uso.
    Beijos, tenha um dia bem colorido ou azul e branco, como preferir...rs
    Lenita

    ResponderExcluir
  4. Oi Marilene,
    Muito legal essa porcelana, mas gostei mesmo é a foto dos garotinhos atrás do vaso, quem são?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Malene, vc tá virando uma mega blogueira heim?! Essas montagens ficaram muito bacanas!
    Já tá manjando tudo de Picasa né não?!
    E vc vai pra Monte Sião ver porcelana e me traz
    de volta uma calça fuso? Haha
    Brincadeira, eu gosteeei apesar dela coçar mucho!
    É isso aíííí (a música que eu odeio e vc gosta...), um beijo!
    Natha
    PS: Viu como eu tô presente na sua vida blogástica? Hoho

    ResponderExcluir