quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ponto cruz......











É difícil precisar exatamente a época em que o ponto cruz surgiu , os primeiros trabalhos semelhantes a esse ponto , foram encontrados na Ásia Central por volta de 850 AC. É apenas a partir da idade média que as informações dessa técnica começam a ser mais precisas , datam daí os primeiros trabalhos na Europa, utilizado então para identificar as roupas dos ricos proprietários , o bordado era rudimentar e os bordados baseados nos brasões de familia. Mas é no período renascentista que o ponto cruz se aprimora e começa a tomar a forma que conhecemos hoje.Esse bordado espalhou-se pela Europa como símbolo de educação, os tradicionais monogramas eram passados de mãe para filha.
No século XVI eram feitos com fios de seda ou de lã sobre o linho e eram quase monocromáticos , pois faltava a gama de cores que hoje temos. A partir da disseminação dos motivos impressos ele deixa seu caráter educativo e passa a ser um hobby.





2 comentários:

  1. Oi Marilene,

    Que delícia aprender um pouco mais sobre as coisas :)
    Eu acho lindo ponto cruz. Estou aprendendo.
    Semana passada fiz, e contei errado, tive que desmanchar :/ Mas não desisto...hehe
    Beijo e ótimo fim de semana,

    Andreia
    http://universoemcores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! adoooor ponto cruz. Acho que é um dos trabalhos mais delicados que existem e admiro muito quem faz disso, o seu hobby! bjs e ótimo fds pra vc

    ResponderExcluir