terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Taraxacum Officinalle -vulgo Dente de Leão


Quando pequena, tive o privilégio de ter perto de minha casa um campo enorme de vegetação nativa, lembro que eu adorava passear por esse campo e pegar flores silvestres , chegava em casa toda satisfeita com um pequeno buquê. Os pompons do dente de leão estavam por toda a parte, e eu adorava assopra-los. Puxa, agora me lembrando disso, me deu uma saudade danada, tempos bons....
Dente de Leão: Essa planta já era chamada de "dent-de lion" pelos normandos gálicos, um dos muitos povos que habitaram a França.O nome é devido provavelmente à forma da folha que lembraria dentes de leão.
Essa simples plantinha tem grandes propriedades medicinais: Rica em vitaminas e sais minerais,com propriedades diuréticas, tônica,digestiva, estimulativa do figado e das glandulas linfáticas. Estimula também os rins e ajuda a eliminar a uréia, colesterol e ácido úrico.Alivia anemia, insuficiência hepática,cistite,reumatismo,gota e combate gases e prisão de ventre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário