quarta-feira, 6 de março de 2013

Schefflera Actinophylla - vulgo Árvore-Guarda-chuva






                                                fotos: Mari


A Árvore-guarda-chuva é uma planta nativa de florestas tropicais úmidas da Indonésia e Oceania.
Planta versátil, pode ser plantada no jardim para crescer como árvore ou em vasos,
propiciando belíssimos arranjos para interiores, suas folhas são bem decorativas e bonitas e faz jus ao nome popular.
Sua inflorescência surge no final da primavera e inicio do verão , são muito grandes e vistosas despontando acima das folhagens, parecem fogos de artificios em plena explosão. E tanto suas flores e frutos são disputados pelos passarinhos que se deliciam com o néctar abundante e a polpa suculenta.
E são justamente os passarinhos os maiores responsáveis por sua proliferação.
É uma planta rústica que dificilmente adoece.
Deve ser plantada  a pleno sol e meia sombra em solo fértil.
Tenho uma que me foi presenteada pelos frequentadores da quaresmeira : os pardais. Quando vi a mudinha já estava grandinha, dai mudei-a  para um vaso maior e ela cresce feliz da vida. 
As  fotos foram tiradas de uma das janelas aqui de casa.

14 comentários:

  1. Que bom abrir a janela e encontrar esta belezura.

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza e que legal!

    Nunca tinha vista, agora já vi e adorei, graças a vc, obrigada!

    Bom e lindo dia por ai :)

    ResponderExcluir
  3. Ola Mari querida sabe eu acho q nunca i umas arvores dessas mas vou comecar prestar atencao, sao lindas e que privilegio te-las assim pertinho de casa.

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  4. QUE PRECIOSIDAD!!!!!!!!!
    NO LAS CONOCIA PERO SON UNAS PLANTAS HERMOSAS!!!!!!!!
    QUE SUERTE TENER BUEN CLIMA.
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  5. Acho-a realmente linda!
    Fotos incríveis e belas.

    ResponderExcluir

  6. Olá querida, estou encantada com a vista de sua janela!! Nunca vi essas árvores por aqui.
    achei linda demais. Previlégio só seu abrir ajanela e olhar para isso.
    Parabéns querida e obrigada pela visita, fiquei muito feliz... Beijos com carinho.
    melissa e alecrim

    ResponderExcluir
  7. Ola Mari
    A flora tropical é fantastica,amo quando voce nos traz estes tesouros.
    Hoje fez um lindo dia por cá,foi tão bom.Amiga,linda noite,beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Que espetáculo essas árvores e parecem mesmo fogos de artifício as suas flores! Parabéns por tão lindas fotos! Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Linda demais Mari, e eu não conhecia. As flores vermelhas são da árvore?
    Simplesmente fantástico.

    Isso é viver em harmonia, isso é a natureza, ser presenteada por pardais - quanta honra amiga.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. que lindooooooooooooooooooooooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Adorei o blog...e vou visitá-lo sempre que puder!
    Se tiver oportunidade apareça no meu:

    crocheteando momentos

    ResponderExcluir
  14. Olá. Boa tarde, e obrigada por ter um espaço para recados. O que a nomenclatura esquece de dizer, é que esta arvoreta é uma excelente e duradoura planta melífera e nectarífera Tenho 3 exemplares ao lado de casa, e minhas abelhas apis fazem um verdadeiro banquete por vários dias de seu pólen e nectar que parecem não acabar mais. É de fácil propagação, não ocupa muito espaço no quintal ou jardim e ainda por cima é BELÍSSIMA.

    ResponderExcluir